São anotações da palestra do Rodrigo Paolucci no estande do SEBRAE na Campus Party 2012.
-startups são empresas HUMANAS que surgem para entregar um produto ou serviço sob condições extremamente INCERTAS
-startup não tem nada a ver com o tamango da empresa, setor, economia ou segmento
1-foque em nichos promissores
-crie um mercado e especialize em algo que ninguém faz
-desenhe uma linha na areia. Reconheça seus limites. Lembre-se que quem faz tudo não faz nada.
-faça algo que o grande não tem interesse de fazer
-entre o mapa e o terreno, fique com o terreno
-planeja menos e faça mais. (beta)
2-
3-Domine o mundo
-busque sempre novas oportunidades de fazer seu negócio crescer
-tenha escala com seus produtos grátis e ganhe dinheiro com seus produtos premium
4-small is (still) beautiful
-não copie os processos da IBM sem ter o tamanho da IBM
-monte pequenas startups dentro de sua empresa
5-colaborador é rei
-trate seu colaborador como um membro da sua família. No começo existe muito trabalho e pouca recompensa.
-venda um sonho: a maioria das pessoas geniais não trabalham só por dinheiro.
6-a guerra agora é entre redes
-ZYNGA: programa de estímulo aos funcionários
-crie seu ecossistema e terceirize aquilo que não é sua especialidade.
-fidelize
7-volume é valioso
-quanto mais produtos distribuidos menor o custo
-na internet a distribuição tem custo quase zero
8-comunique
-conquiste reputação (mídia) e endosso (clientes).
-livro: diferencial competitivo. Dominar as verticais de mercado.
-use blogs e redes sociais para divulgar sua empresa
-use a técnica do DAI
-mostrar a criação de uma nova funcionalidade. Tipo dentro do Logvendas mostrar quando estiver disponibilizada uma nova funcionalidade, mesmo que eles não saibam para que serve. =D
9-use o fail fast strategy
-teste o seu produto no mercado o quanto antes. Tire da cabeça que você vai entregar uma mona lisa pronta para o seu cliente.
-Ideias são baratas e vem aos montes. O que importa é o quão bem feito você as executa
-no time is no excuse - Não importa o quão árudo foi o trabalho de parto, o que importa é a cara do bebê.
10-caça ao tesouro
-corra atrás de quem tem dinheiro para apostar em você (e no risco do seu mercado)
-uma startup é um carro numa pequena descida elle pegará embalo com o tempo... mas imagine se ele estivesse acelerando?
11-venda benefícios e não soluções
-deixe os consumidores apaixonados pelo seu produto. Faço-os defensores da sua marca.
12-não participe da guerra, forneça as armas (Logvendas)
-a industria bélica americana fornece armas para os dois lados de uma guerra. Com isso ela lucra com os dois lados, independente do vencedor.
13-surpreenda!
-você é novo e inexperiente e ainda teve clientes que apostama em você.
-trate-os muito bem os grandes não conseguem fazer isso. (Namorada do Daniel, passar o Logvendas pra ela)
-trate bem seus clientes. Dê brindes (recompensar a boa relação) tênis, travesseiro, etc
14-não inove por inovar
-um erro muito comum é criar uma área na empresa focada em criatividade e chamar isso de inovação
-resolva um problema real: melhorando a vida das pessoas, arrumando algo que está errado, prevenindo que algo bom desapareça
-"dont kill" foque no cliente e não no seu concorrente.
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